Design focado no ser humano

Publicado por bemd
17 de outubro de 2013

Discussões a respeito do Design existem há muitas décadas e ganharam força nos últimos tempos. Muitas pessoas ainda usam ou empregam o termo de forma errada, passando a impressão de que os resultados projetuais estão ligados apenas ao conceito estético. Às vezes, o produto é somente bonito e nem sempre é funcional ou está adequado de maneira que supra as necessidades e desejos do usuário.

Inicialmente eram desenvolvidos produtos baseados nas necessidades diárias do homem, e esses serviam apenas para suprir tais necessidades, não agregando valor. Depois disso, as tecnologias e a espécie humana foram evoluindo e os artefatos produzidos já não obedeciam somente a função. Passou-se, então, a projetar agregando fortemente o valor estético onde, além de útil, o artefato tinha que ser atrativo para que as pessoas se interessassem pelo mesmo. Por muitos anos foi assim que funcionou o processo do Design de modo geral: despertava-se o desejo de consumo, através do valor estético, o qual era centrado no objeto e não no usuário.

Estamos em uma era de discussões acerca do Design, as quais não negam o valor estético, porém priorizam o usuário, assim nasce a inovação. Foi percebido que integrar as necessidades e experiências dos consumidores ao projeto deveria ser a base para o desenvolvimento de novos produtos. Com isso, desenvolveu-se o conceito de Design centrado no ser humano (HCD – Human Centered Design). Essa corrente teórica e muito prática (veja o link) traz a tona um caráter mais humano e social à pratica do design de produtos e serviços, trazendo benefícios para os usuários e sociedade.

A equipe BEMD tem o usuário como centro de seus projetos, pois acreditamos que projetando assim, nossos clientes obterão sucesso duradouro através da satisfação dos envolvidos. Estamos sempre em busca de conhecimento, e acreditamos que nunca sabemos o suficiente, adoramos desafios e acreditamos que aí está a diferença e o sucesso do serviço que prestamos.

Achou o assunto interessante e gostaria de saber mais? Então, visite o site: www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit

Categorias: Design

Deixe uma resposta